Gerenciamento CAD: Orientações para novos funcionários

June 6th, 2011

A contratação pode estar em ascensão em sua empresa, e a economia mostra sinais de recuperação. Contratação de novos colaboradores para integrarem as equipes de  projeto podem energizar a capacidade de sua equipe com foco em CAD e BIM. Mas também pode atrapalhar os seus esforços para manter as coisas nos trilhos. Isto porque a mistura dos membros do grupo, causa impacto em toda a equipe para fazer as coisas, e ficarem dentro das normas, é preciso tomar medidas para garantir que seja bem gerenciado. Cada novo funcionário tem diferentes capacidades, responsabilidades, deveres, e experiências. Tudo isso combina bem para qualquer um que quer tornar a sua equipe mais forte, ou para enfraquecê-la.

O que você quer dar-lhes

Você deve, repito, DEVE receber novas contratações de CAD ou padrão BIM em sua empresa. Isso significa que você precisa ter um processo formal para fazer isso ou, pelo menos, um processo informal.

O processo formal pode incluir treinamento introdutório conforme norma e os projetos, e outros itens de maneira especial. Isso pode levar de duas a quatro horas ou um dia inteiro. Ele pode ser dividido por vários dias em pequenas partes. Pode incluir um  mentor para trabalhar com a pessoa. Pode incluir alguma ligação ao projeto para incluir o novo contratado. Eu tenho visto muitos processos formais, que incluem apostilas, aulas, palestras e muito mais. Depende da cultura da sua empresa e de quanto formal poderá ficar.

A maneira informal pode ser simplesmente em você sentar-se com o funcionário, na primeira semana e ter uma conversa informal sobre como sua empresa lida com o uso das ferramentas de projeto. Converse com o novo contratado sobre o local onde estão situadas as coisas, como acessar os arquivos de suporte, e a quem se dirigir para pedir ajuda se você não estiver por perto.

Aqui estão as principais áreas de CAD em que você precisa ter certeza de que os novos contratados terão conhecimento, e que não farão seu trabalho de outra maneira. (Nota: BIM tem outras áreas).

 

1.      Pastas padrões – nomes, lugares, relações, conteúdo

2.      Nomes de Projeto – numeração, nomes

3.      Nomes de arquivos – definição completa, como eles são criados,para qual pasta eles vão

4.      Nomes de Layers - Estilo de Linhas, Espessura das penas

5.      Tabela de Penas  – CTB, STB

6.      Letras Fonte e Tamanho –quando usar, fontes, estilos de nomes

7.      Estilos de dimensões– nomes exatos, todos os termos definidos

8.      Elaboração de Símbolos – Simbologia básica

9.      Uso de referências  externas  – nomenclatura, conteúdo,utilização de anexos

10.   Layout de impressão - o nome, formato, configuração de página

Eu tenho escrito sobre este assunto no meu blog (www.caddmanager.com) e você pode verificar fora da categoria padrão CAD nesse site.

O que eles trazem

O seu padrão. Todos os usuários de CAD e BIM tem um padrão interiorizado. Eles vem usando as ferramentas e o ambiente em que eles estavam acostumados. Cada pessoa, seja totalmente favorável ao padrão que a empresa trabalha ou então o que a norma pede. Eles também podem misturar a sua própria perspectiva pessoal sobre a melhor maneira de construir arquivos e modelos. A preocupação é que essa mistura de padrão pessoal e de um padrão de outra empresa irá infectar seu ambiente com métodos e processos impróprios.

Os novos contratados irão começar a fazer seu próprio caminho, a menos que você entre em cena, eles vão começar a trabalhar da mesma maneira que trabalhavam em sua empresa anterior. Eles vão começar a fazer perguntas aos outros e começarão a sugerir outros métodos que poderão não se encaixar no padrão de sua empresa. Isso é muitas vezes sutil e naturalmente silencioso. Eles não podem fazer quaisquer perguntas à todos e utilizar CAD e BIM da maneira que querem ou estão acostumados a fazer. Isso não vai funcionar bem, pois você que ir adiante com os padrões que a sua empresa utiliza.

O que você quer obter deles

Saiba o que eles faziam na empresa anterior.  Pergunte sobre as normas.  Pergunte se eles tem uma cópia impressa que você possa ver?  Talvez haja algumas idéias boas que você poderia adotar.  Não basta escrever tudo o que fazem como sendo "errado". O padrão que você usar deve ser uma mistura de grandes idéias e conceitos que foram reunidos de várias áreas, até mesmo de outras empresas.

Se você encontrar boas idéias que devem ser analisadas, pergunte aos novos colaboradores de como sua técnica funcionou. Talvez eles tenham mais informações que a norma menciona. Obtenha a sua resposta, mas não faça promessas sobre o que lhes poderiam usar em CAD ou BIM  da maneira que eles desejarem, nem manifeste a sua intenção ou desejo de abraçar as suas idéias. A Norma que você utiliza  deve regulamentar todos os arquivos  / modelos criados.

Novos colaboradores geralmente tornam a sua empresa mais forte, mas não a gerenciando, o que pode enfraquecer sua empresa e produto CAD você fornece. Mantenha-se atento com os novos funcionários e saiba o que eles estão fazendo com seus arquivos.

Join AUGI Today

Become part of the largest Autodesk community


About the Authors

Mark Kiker

Mark Kiker has more than 25 years of hands-on experience with technology. He is fully versed in every area of management from deployment planning, installation, and configuration to training and strategic planning.  As an internationally known speaker and writer, he is a returning speaker at Autodesk University since 1996.Mark is currently serving as Director of IT for SIATech, a non-profit public charter high school focused on dropout recovery. He maintains two blog sites, www.caddmanager.com and www.bimmanager.com.

 

Appears in these Categories